Notícias

28/01/2021

Programa de Qualificação das Operadoras - IDSS 2020

Programa de Qualificação das Operadoras – IDSS 2020

17/12/2020.  

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou recentemente os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras (PQO) 2020 (ano-base 2019), iniciativa de estímulo à qualidade dos planos de saúde.

Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são conhecidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e tem como objetivo promover maior poder de escolha para o beneficiário. Também oferece subsídios para melhorar a gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

O Hospital César Leite obteve o resultado final 0,5014 (sendo 1,0 o valor máximo que pode ser atingido), conforme demonstrado abaixo:

O Programa

O Programa de Qualificação das Operadoras compreende diversos indicadores (chamados de dimensões) e é calculado de acordo com os dados extraídos pelos sistemas de informações da ANS ou sistemas nacionais de informação em saúde.

Na dimensão Sustentabilidade no Mercado que monitora a sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores, O Hospital César Leite obteve nota 0,9950 (de uma escala até 1).  Por sua vez, a dimensão Gestão de Processos e Regulação, que afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS, obteve nota 0,9973. Já na dimensão Qualidade em Atenção à Saúde que avalia o conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência o resultado alcançado foram 0,1382 (de uma escala até 1). Por fim, a dimensão Garantia de Acesso para verificar as condições relacionadas à rede assistencial, e que possibilitam garantia de acesso e oferta de rede de prestadores, o resultado foi 0,2056 (de uma escala até 1).

Mais informações sobre o Programa de Qualificação das Operadoras da ANS, assim como o resultado completo e detalhado podem ser conhecidos aqui:

http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans